Receitas /

Receitas para você e sua família

Foto de Alfajor Gaúcho

Alfajor Gaúcho

Este doce tem origem no Uruguai e Argentina e é muito apreciados por nós gaúchos, ótimo para servir no domingo de Páscoa, é sucesso garantido com a família.

Ingredientes:

  • 1 pacote (500 g) de biscoitos
  • 1 vidro de doce de leite
  • 500 g de chocolate de cobertura

Obs.: Para um melhor resultado na cobertura você pode misturar um terço de chocolate meio amargo com o chocolate ao leite, assim obterá um sabor mais amarguinho no chocolate e mais doce por dentro com o doce de leite, que fará toda diferença na degustação final.

Você também vai precisar de:

  • Papel-manteiga culinário
  • Papel-alumínio

Preparo:

Com dois biscoitos, espalhe uma camada grossa de doce de leite no primeiro e una-o com o segundo biscoito. Faça isto com todo o pacote. Pique o chocolate e em seguida derreta-o em banho-maria*.

*O banho-maria funciona da seguinte maneira: você vai precisar de uma panela pequena, ou uma leiteira e uma vasilha que resista a uma temperatura alta, de vidro ou outro material que sirva para este fim.

Na panela/leiteira você coloca água e em cima a vasilha onde o chocolate será despejado e derretido com o calor que subir da água fervente, em fogo baixo. Mexa delicadamente o chocolate até que se derreta por igual. Retire do banho-maria e deixe esfriar até 20º (encoste o chocolate no lábio e sentirá uma sensação de frio). Mergulhe cada alfajor no chocolate e retire com um garfo, deixando escorrer o excesso, e deposite o doce sobre uma superfície forrada com papel manteiga. Deixe endurecer por três horas antes de embalar em papel alumínio.