Outubro Rosa: Atenção que salva vidas. 

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que acontece anualmente, que tem como maior objetivo compartilhar informações sobre prevenção, sintomas e tratamentos ao câncer de mama. 

Quais os sintomas?

A doença tem vários sintomas, e os mais conhecidos são a presença de caroços fixos, endurecidos e indolores, pele da mama avermelhada, retraída, com inchaços ou parecida com casca de laranja. Alterações nos mamilos (em questão de tamanho, cor, saída de líquidos, inversão) e de pequenos nódulos nas axilas e pescoço também são sinais de alerta.

Existe prevenção?

Sim! Atualmente, a melhor maneira de perceber um câncer é praticar a estratégia de “breast awareness”, ou seja, estar consciente e alerta para a saúde das mamas. Ao primeiro sinal de alteração, deve-se dirigir a um posto de saúde. Levar uma vida ativa, com uma alimentação saudável e longe do álcool e tabaco são formas de prevenir o corpo de adoecer. 

Quais os exames e tratamentos? 

Segundo estudos, quando a doença é descoberta precocemente, as chances de cura são de 95%. O exame de toque pode ser realizado com cautela, e a mamografia é recomendada para mulheres acima dos 50 anos. Os tratamentos variam de acordo com o estágio do câncer, e só podem ser repassados por um profissional da área. 

O melhor presente que você pode dar às pessoas que ama, é estar lá. A atenção salva vidas.

*Informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA).