Novembro Azul: Sua vida vale mais do que um tabu. 

Novembro Azul: Sua vida vale mais do que um tabu. 

Por muito tempo, houve silêncio sobre o câncer de próstata. Mas chega de tabus! É preciso falar  sobre os sintomas, prevenção e tratamento, que são essenciais para o diagnóstico precoce e cura. Veja abaixo informações* importantes para cuidar do seu corpo, e compartilhe o conhecimento com seus amigos e familiares.

Quais os sintomas?

Os sintomas envolvem dificuldade para urinar, demora em começar e terminar a urina, presença de sangue, diminuição do jato e crescente necessidade de ir ao banheiro durante o dia e noite.

Existe prevenção?

Sim! Adotar práticas saudáveis de vida diminui o risco de câncer e outras doenças. Invista na alimentação saudável, pratique exercícios, regule seu peso de acordo com o recomendado por profissionais da saúde, evite o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros. Além disso, mantenha seus exames de sangue e pressão em dia!

Quais os exames e tratamentos? 

Os exames de toque retal e PSA são os mais indicados para detecção de anormalidades na próstata para homens acima de 50 anos. Já a biópsia é feita quando há a constatação de nódulos ou inchaços. O tratamento depende do nível de evolução da doença, sendo recomendado pelo profissional oncologista.  

Quanto antes houver o diagnóstico, maior as chances de cura! Faça seus exames, e se permita viver. 

Conscientizar sobre o câncer de próstata salva vidas!

*Informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA).