Mês da Outubro Rosa Rede Super: O toque é um ato de amor

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, atingindo o patamar de doença com mais ocorrências do mundo, após ultrapassar em números o câncer de pulmão (IARC, 2020). Outubro Rosa é uma campanha anual que trata de conscientizar a população sobre a doença, promovendo informações sobre sintomas, identificação precoce, autoexame e tratamento. Afinal, quando detectado precocemente, as chances de cura são de 95%.

Os sintomas do câncer podem variar conforme o estágio da doença. Na mama, aparecem caroços fixos, endurecidos e indolores, a pele fica avermelhada, retraída, com inchaços ou com aparência de casca de laranja. Nos mamilos, pode haver alterações de tamanho, cor, saída de líquidos, inversão, etc. Também é importante verificar a presença de nódulos nas axilas e pescoço. 

O exame das mamas é uma avaliação mensal que pode ser realizada em casa pela mulher, sendo um passo crucial para o diagnóstico precoce. O exame consiste em observar e apalpar as mamas em busca de alterações, preferencialmente após o período menstrual. Para realizar o autoexame:

1. Observe cuidadosamente a aparência das mamas com o auxílio de um espelho, prestando atenção a qualquer alteração.

2. Apalpe uma mama de cada vez, usando movimentos circulares e leves e, posteriormente, na vertical e horizontal. 

3. Pressione suavemente os mamilos e observe se há saída de líquido ou outras alterações visíveis.

4. Faça os mesmos movimentos nas axilas e pescoço.

Mesmo que haja a presença de alguma alteração, isto não é um diagnóstico! Portanto, ao identificar qualquer sintoma, busque atendimento médico no posto de saúde da sua região. O autoexame não é infalível e não substitui exames clínicos e mamografias.

Neste Outubro Rosa, a Rede Super reforça a importância do toque como um ato de amor. O autoexame de toque das mamas pode salvar vidas e garantir um futuro mais saudável para todas as mulheres. Vamos nos unir nessa luta contra o câncer de mama, compartilhando informações, conscientizando e incentivando a prevenção. Juntos, podemos fazer a diferença.